[gallery type="thumbnails" ids="10635"]
A Transpetro lançou ao mar ontem 28/02/2014, o navio petroleiro Irmã Dulce. O navio é a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a atingir essa fase em um prazo de quatro anos.
O navio foi transferido ao cais do estaleiro, onde passará por acabamentos antes da entrega à Companhia para o início das operações. Logo depois do lançamento do petroleiro, foi realizado o batimento de quilha do terceiro navio da série de quatro panamax encomendados pelo Promef.
[gallery type="thumbnails" ids="10637"]
O Irmã Dulce é o segundo de uma série de quatro petroleiros do tipo panamax que serão batizados em homenagem a mulheres que ajudaram a construir a História do Brasil. O primeiro foi o Anita Garibaldi, que está na fase de acabamentos no mesmo estaleiro. Utilizados para o transporte de petróleo e derivados escuros.
Das dez embarcações do Promef lançadas ao mar, sete já foram entregues à Transpetro: os navios de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar. Desse total, seis estão em operação. O Dragão do Mar fará a sua primeira viagem ainda neste primeiro trimestre.
Dados do Navio:
Nome: Irmã Dulce
IMO: 9548691
Ano de Construção: 2014
Construtor: Estaleiro Mauá S.A. – Niterói, RJ – Brasil
Armador: Petróleo Brasileiro SA (PETROBRAS) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil (Petrobras Transporte SA (TRANSPETRO) – Fronape – Rio de Janeiro, RJ – Brasil)
Comprimento: 228 m
Boca: 40 m
Calado: 12 m
Arqueação Bruta (Gross): 45.100 t
Porte Bruto (DWT): 72.900 t
Capacidade: 85.000 m³ (Líquido) ou 534.633 Barris
Porto de Registro: Rio de Janeiro
Bandeira: Brasil
Fonte: PETROBRAS – Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário